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  • Daniel Costa

Marketing de vizinhança: estratégia tem baixo custo, fideliza e vende mais para quem está perto

Um estudo recente da Kantar Worldpanel envolvendo mais de 41 mil domicílios em dez países da América Latina, inclusive o Brasil, confirmou aquilo que já era suspeita: 68% dos latinos preferem fazer suas compras perto de casa.




São consumidores que querem comodidade, frequentam os pontos de venda do próprio bairro, e moram em um raio estimado de até 14 km, muitas vezes vão ao estabelecimento a pé, para evitar trânsito e congestionamento.


No geral este público gosta de um atendimento personalizado, no qual o caixa sabe o nome de boa parte dos clientes, tem fácil acesso para falar com o dono ou gerente. Outro aspecto apreciado pelo consumidor que opta pelo "mercadinho da esquina" é o tamanho reduzido da loja, que agiliza a compra.


Esta tendência de mercado tem sido observada por empresas de micro e pequeno porte, que estão adotando o local store marketing (marketing de vizinhança) como estratégia para impulsionar seus negócios. O objetivo é marcar presença onde o público-alvo estiver, aumentando a visibilidade e fixação de suas marcas, ampliando seus canais de comunicação e engajamento com o cliente.


A propaganda em saco de pão é uma alternativa de baixo custo que tem sido usada por estes comércios para integrar às ações do marketing de vizinhança. A chamada mídia do pão se apropria da embalagem de um produto de consumo diário para estampar seus anunciantes.


"A distribuição dos saquinhos é feita por meio de parcerias com padarias locais, ou seja, são anúncios geolocalizados, que atingem a clientela ao redor destes estabelecimentos", explica Daniel Costa - fundador da Paper Pão, rede de franquias especializadas em divulgação no saco de pão.


O pão é um alimento mundialmente conhecido e apreciado por diversas culturas. Algumas pesquisas apontam que mais de 90% da população comem pão. No Brasil, o pão francês é o mais popular, 58% dos brasileiros consomem. Já as padarias são responsáveis por 79% das vendas de pães, são as preferidas entre outras razões, por estarem perto da casa do cliente.


Os dados são curiosos e ajudam a explicar a razão de milhares de pequenas empresas usarem o saco de pão como meio de divulgação e estratégia para promover o marketing de vizinhança.


O preço acessível para micro e pequenas empresas, é um dos pontos fortes desta mídia alternativa. Para se ter uma ideia, o anúncio do tamanho de um cartão de visita sai por volta de R$ 0,02 (dois centavos) a cada embalagem e alcança em média quatro visualizações por saco.


Em uma tiragem com 30 mil exemplares são estimadas 120 mil visualizações. É um número expressivo, por que a propaganda entra na casa do consumidor e atinge toda família.

"O saquinho de pão mudou e agora o que era uma mera embalagem passou a ser uma mídia de alto impacto visual. Nelas é possível divulgar marcas, produtos, serviços, promoções e até campanhas educativas", explica.


Geralmente as campanhas são compartilhadas, ou seja, na mesma embalagem são publicados múltiplos anunciantes. Essa estratégia faz com que o preço do espaço publicitário fique mais barato. "O propósito é praticar o mutualismo, cooperar uns com os outros para crescer e não, competir. O pequeno empresário que se une com o outro do mesmo porte, ganha força, respeito, presença e se destaca entre os demais", afirma Costa.


O compartilhamento do espaço também reduz a produção de lixo, aumenta a economia de energia, um dos motivos que torna a mídia do pão sustentável. Alem disso, os sacos são feitos de materiais atóxicos, papel biodegradável, tinta a base de água, cola a base de amigo de milho, são embalagens próprias para estar em contato com o alimento.


Como funciona a distribuição dos sacos com a propaganda


A empresa de publicidade faz parcerias com as padarias, que recebem os sacos gratuitamente e ficam responsáveis pela entrega ao consumidor. Na prática, o cliente vai até aos estabelecimentos, compra o pão, o coloca no saco e leva informação e conteúdo para casa. O resultado deste processo é 0% de desperdício, pois todas as embalagens são entregues.


5 motivos que fazem os comerciantes divulgarem com a Paper Pão


  1. Conceito sustentável: mídia utiliza matéria-prima biodegradável;

  2. Zero desperdício: 100% das embalagens chegam até o público-alvo;

  3. Marketing estratégico: quem anuncia amplia os canais de comunicação e vendas;

  4. Baixo Custo: Valores acessíveis que permitem pequenas empresas anunciarem;

  5. Amplo alcance: uma única tiragem de 30 mil sacos atinge 120 mil visualizações.

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Matéria original: https://www.terra.com.br/noticias/lojas-de-bairro-utilizam-a-divulgacao-em-saco-de-pao-como-estrategia-para-impulsionar-o-marketing-de-vizinhanca,ee81d83975586424d71f22e110cd32cfulgqmxx0.html






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